sexta-feira, 3 de julho de 2009

Falta 1 dia!

Falta 1 dia!


“O voluntariado, mais do que as actividades altamente intelectuais, diferenciam o homem dos animais mais próximos dele.”

lev vygotsky

Não queremos ser intelectuais. Não queremos ser reconhecidos como altamente intelectuais. Não queremos ser diferenciados. Não queremos esta forma de prestígio.

Somos o Pumap 2009. Somos um grupo de jovens irreverente, diversificado, distinto, característico, divertido, e no mínimo, sonhador. Somos apenas seis raparigas e cinco rapazes que estudantes, não procuram esta noção altiva em que se vê o voluntariado.

Desçamos à terra. Somos jovens estudantes, que optamos por não passar as nossas férias de verão numa praia qualquer ou num festival de verão. Desçamos à terra. Quisemos, no meu ponto de vista, não menos, mas muito mais que isso. Ambiciosos como somos apostámos num projecto distinto de tudo o que fizemos até hoje. Acreditamos, genuinamente, que ganharemos muito mais num país distante, em circunstâncias em que nunca nos encontramos, numa casa com 12 pessoas durante dois meses, pondo-nos à prova constantemente, numa cultura forte, numa cidade de lutadores, numa aprendizagem constante de como se é feliz com tão pouco.

Sim, somos jovens, mas acreditamos na mudança, na nossa mudança. Acreditamos, sendo optimistas ou realistas, que deixaremos a nossa pegada naquele país, que marcaremos certas pessoas, que cresceremos muito mais do que imaginamos, que superaremos mais do que achamos possível, que ultrapassaremos a linha do possível, que nos esforçaremos para dar o nosso melhor, que estaremos lá de braços abertos para o que vier.

Somos jovens, sim, mas jovens que partem para um país do nada, vindo de um país do tudo, prontos para dar o nosso tudo. Somos jovens, sim, mas mudaremos, de alguma forma o mundo.

Já sinto o frio na barriga. Vocês não?

“O voluntariado não é dar sem receber, desengane-se quem o diz. É dar, não o que nos sobra, mas tudo o que temos, recebendo, verdadeiramente, muito mais do que conseguimos dar.”

Pumap 2009

1 comentário: