segunda-feira, 27 de julho de 2009






(Fotos: Mercado do Pau Preto- Maputo. 25.07.09)


Hoje o meu coração transborda.
Deixem-me cantar-vos o meu coração cheio.

Estava sentada naquela secretária de madeira gasta com cheiro estranho e visivelmente pequena para mim. Estava sentada com o Sipriano ao meu lado. Fiquei a auxiliar os sete alunos com mais dificuldade da turma do 2º ano b, e enquanto os restantes " meus texugos"- como carinhosamente lhes chamo- faziam a ficha de matemática que tinha elaborado, eu e o sipriano entendia-mo-nos como só nós nos entendemos. Era um entendimento simples, básico mas delicioso. Estávamos a pintar o bloco de desenhos que eu arranjei para o Sipriano e pintávamos o sol, o céu, as árvores e todo o nosso Mundo. O sipriano passava-me o lápis e com a sua cara branca de tanta pureza encostada ao meu braço via-me pintar. O sipriano não consegue pintar, digo-vos. Limita-se às bolinhas. Nunca lhe consegui motivar para mais até hoje.
Ouvi um chamamento na sala. Eram os outros meninos que tinham acabado a ficha e já começavam:

_Senhora Professora vem corrigir. - São crianças amorosas.

Segui o chamamento e fui corrigir a ficha de matemática. Estava eu entretida já com novos jogos didácticos quando olho de repente para o Sipriano e este estava muito concentrado. Estranhei. O Sipriano raramente está muito concentrado. Normalmente está a olhar para todo o lado e para lado nenhum ao mesmo tempo. Decidi perceber o que se passava. Quando cheguei ao lugar do Sipriano, não vos consigo dizer o que senti, só vos consigo dizer que é uma sensação maravilhosa. O Sipriano estava no seu lugar quietinho a pintar. tinha-me observado durante minutos com a cara enterrada no meu braço e agora tinha trocado as suas tipicas bolinhas por risquinhos desordenados, confusos, tipicos de uma criança que começa a pintar.

Tinha ensinado o Sipriano a pintar. Não vos consigo explicar o que ainda sinto, mas sinto-me cheia, totalmente cheia.

No fim da aula, com a sua mãozinha pequena o Sipriano entregou-me o desenho enquanto dizia:

_Pintar.



É uma sensação extraordinária. Estou a mudar o mundo. Neste momento o meu e o do Sipriano pelo menos. Já é um começo.

1 comentário:

  1. Ao ler os teus testemunhos lembrei-me de todos os meus sentimentos no ano passado, enquanto estava com os meus meninos!!! é exactamente esse sentimento de satisfação e concretização que faz com que cada dia em Moçambique seja mágico!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar