sexta-feira, 10 de julho de 2009

Orfanato 1º de Maio





Considero-me uma pessoa forte.
Hoje foi o meu primeiro profundo impacto com estas crianças.

Considero-me uma pessoa forte. Hoje não o fui. Ou simplesmente todo aquele ambiente é demasiadamente pesado para qualquer um. As crianças africanas são das maiores doçuras que já conheci. Não sei como vos explicar o que senti hoje.

Mal cheguei ao Orfanato uma das crianças sentou-se mais a trás. Era o Dudu, o matulão do grupo, alto, gordinho, que me olhava com desconfiança.
As crianças aqui adoram os nossos cabelos, são extremamente diferentes dos deles e por isso, mal chegamos ao orfanato temos umas 500 crianças atirados aos nossos cabelos. Por essa mesma razão, eu que levava o cabelo preso, soltei-o e deixei-os mexer à vontade no meu cabelo. Passado meia hora, quando lá se fartaram, voltei a apanhar o cabelo, só que desta vez, fiz uma trança ao lado. Foi nesse momento. O Dudu arregalou imenso os olhos, ficou fixo a tirar-me os traços faciais e encaminhou-se para mim. Foi então que me colocou as mãos na cara e me começou a apalpar a cara com as suas pequeninas, gordinhas e delicadas mãos. Parecia que estava preocupado em descobrir se eu era, de facto, real. Nesse momento, quase a chorar disse-me:

"Pareces a minha mãe. Fazes lembrar-me a minha mãe. A minha mãe ponha assim o cabelo. Sabes, a minha mãe morreu quando eu tinha 6 anos e tu és mesmo parecida com ela".

Abraçou-me. Não vos sei dizer onde fui buscar força para me controlar. Só me apeteceu chorar naquele momento.

Considero-me uma pessoa forte. Ou considerava-me, não sei bem. Sei que o dia de hoje tornou-se num turbilhão de sentimentos, foram demasiadas sensações, experiências. Foi duro. Mas é impressionante, é impressionante como estas crianças sem futuro que conheci hoje são realmente crianças felizes, são crianças que sorriem genuinamente, são crianças que só precisam de um toque e carinho.


Considero-me uma pessoa forte.

2 comentários:

  1. Possa minha linda, li os teus textos todos.. praticamente me deixas a chorar!

    Orgulho.me muito de ti!! acredita..
    És GRANDE sim!! muito grande por dentro meu amor..

    Adoro-te : )

    Rii (*JF* -só pa saberes quem é;P)

    ResponderEliminar
  2. Ana,és uma menina linda,com uma força incrível...Não a percas e dá tudo o que puderes a esses meninos,iguais a tantos que nessa terra,a terra mais maravilhosa do Mundo,passaram pelas minhas mãos de professora.
    Obrigada Ana,
    Beijinhos
    Maria José Barriga

    ResponderEliminar